Make your own free website on Tripod.com
Dor epigástrica

Este é a famosa "dor na boca do estômago".
Corresponde a:

       
      1. Gastrite aguda  - sente a dor naquele dia, de forma mais intensa e nunca sentiu antes. Você injeriu bebida alcoólica demais neste final de semana? Você tomou muita aspirina. Ficou muito nervoso/ansioso com alguma coisa? Costuma piorar com os alimentos.
      2. Gastrite crônica - vem sentindo esta dor há muito e muito tempo.Costuma piorar com os alimentos.
      3. Fome  pela diminuição da glicose sangüínea e por estímulos neuronais
      4. Úlcera duodenal - é muito freqüente. Alivia logo após a alimentação
      5. Úlcera gástrica - dói muito.
      6. Infarto agudo do miocárdio - Você pode estar tendo infarto do coração! Se vbocê tem mais de 40 anos, vá a um cardiologista e faça um check-up.
      7. Angina de peito - Se você tem mais de 35 anos, pode estar sofrendo de aterosclerose coronária ( placas de gordura na(s) artéria(s) que irriga(m) o coração. Se esta dor vem com o exercício, como caminhar, subir escadas, subir ladeiras, etc. é um indício forte de que seja problema cardíaco mesmo!
      8. Pancreatite crônica - Grande associação com ingesta freqüênte de álcool, mesmo em pequenas quantidades. Pode estar associado a diarréia, emagrecimento.
      9. Câncer gástrico - Deve ser levado em conta quando se tem mais de 50 anos.
      10. Apendicite aguda  - Você tem febre? Dói quando aperta profundamente a fossa ilíaca direita
      11. Colecistite aguda ( inflamação aguda da vesícula biliar) - principalmente se estiver também presente uma dor que se extende até as costas, pelo lado direito e uma dor na parte mais alta do abdomen no lado direito.