Make your own free website on Tripod.com
Dor na região periumbelical ou mesogástrio
 
 
 

    Dor na região ao redor do umbigo, (bem no meio do ventre ou próximo a ele).
Corresponde a:

  1. Inflamações do intestino delgado  - (a dor é em geral em cólica, que piora 15 a 60 minutos após as refeições , podendo ser acompanhada de anorexia ( falta da apetite) , náuseas e vômitos. Se houver diarréia também, vômitos, pensar seriamente em gastroenterite tóxica ou infecciosa ( comeu em algum  lugar diferente? Bebeu água provavelmente contaminada?)
  2. Excesso de gazes no intestino
  3. Tumores do intestino delgado
  4. Apendicite aguda Você tem febre? Dói quando aperta profundamente a fossa ilíaca direita Procure urgente um serviço médico, pois pode haver complicações terríveis se não for tratado corretamente, com a correta cirurgia.
  5. Apendicite crônica
  6. Diverticulite de divertículo de Meckel ( é um saquinho que se forma na parede do intestino. É um resto embrionário que não retrocedeu após o nascimento, e pode inflamar quando entra um resto de alimento, caroço de uma fruta, etc.)
  7. Obstrução aguda do intestino ( os sistomas apareceram de repente, de ontem pra hoje ou há algumas horas?
  8. Obstrução por volvo intestinal
  9. Aortite abdominal - Inflamação da artéria aorta ( o principal vaso do organismo que distribui o sangue para os órgãos abdominais e para as " pernas ". Pode ser devido à sífilis secundária.
  10. Aneurisma de aorta abdominal - ( você é hipertenso?, tem colesterol alto? é obeso? - Aneurisma é a formação de uma grande dilatação da parede da artéria, criando uma " bolsa" na artéria. Veja se não há uma massa no abdomen ( um caroço que pulsa com o coração).